O que é Proposta de Valor?

Proposta de Valor: o que é criar, entregar e comunicar valor ao cliente?

O ponto de partida de todo negócio é criar uma proposta de valor. Ela que determina se o consumidor, ao analisar o custo-benefício antes de comprar, irá decidir-se pelo seu produto ou do seu concorrente.

Isso significa que um projeto de marketing digital para ser bem sucedido deve se concentrar exatamente neste ponto: ajustar o processo de entrega de valor aos clientes e saber comunicar a eles um valor superior. Compreender com clareza as atividades da concorrência e a evolução da capacidade crítica dos consumidores é imprescindível.

Na prática, um processo de criação de valor pode ser construído em 3 etapas:

1. Selecionar o valor segmentando o mercado, selecionando o mercado-alvo adequado e desenvolvendo o posicionamento do valor da oferta.

2. Entregar o valor determinando as características específicas, o preço e a distribuição do produto.

3. Comunicar o valor utilizando força de vendas, promoção de vendas, propaganda e outras ferramentas promocionais para informar o mercado de seu produto.

Mas por que isso é importante?

A necessidade de construir uma proposta valor é resultado do mercado dos nichos, cada qual com seus desejos, suas preferências, percepções e critérios de compra, e consiste no elemento fundamental do planejamento estratégico.

Entenda como planejar, estudando antecipadamente as ações que serão realizadas e colocadas em prática, para assegurar o alcance da eficiência do processo de selecionar, entregar e comunicar valor ao cliente.

 

Proposta de Valor começa com Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico se tornou algo complexo nos dias de hoje, principalmente devido as rápidas mudanças ocasionadas com a evolução das tecnologias.

Por este motivo deve estar intimamente ligado à situação do mercado, nunca tomando um formato estático e periódico.

Ele dever constituir um processo contínuo capaz de responder às condições de mercado rapidamente e de organizar um conjunto de informações em forma de planos, programas e projetos.

O plano é definido como a adequação e sistematização dos objetivos e metas do planejamento. O programa traz um aprofundamento detalhado do que já foi definido no plano. O projeto representa um propósito de investimento produtivo, esclarecendo os meios necessários para efetuá-lo, as atividades que serão desenvolvidas, os prazos, recursos, custos e receitas que estarão envolvidos.

Assim sendo, o planejamento deve fornece uma análise aprofundada de fatos e eventos passados, atuais e progressões do futuro.

Planejamento em 3 etapas

O ciclo completo do planejamento estratégico compreende planejamento, implementação e controle.

As atividades de planejamento podem ser divididas em planejamento estratégico corporativo e planejamento estratégico de unidades de negócios. O planejamento estratégico corporativo compreende: definição da missão, definição do negócio, avaliação das oportunidades, e organização e cultura organizacional. O planejamento estratégico de unidades de negócio compreende: missão do negócio, análise SWOT, estabelecimento de metas, formulação de estratégias.

As atividades de implementação compreendem a elaboração e implementação de programa. E de controle compreendem feedback e controle.

Mas para que a execução do planejamento alcance a eficiência, a organização deve transmitir credibilidade.

 

Credibilidade: a chave para criar valor ao cliente

A credibilidade é a chave para o processo de posicionamento no mercado. Os clientes andam muito inseguros frente a números tão grandes de novos produtos e tecnologias.

As empresas devem buscar equilibrar medo e conforto, incerteza e estabilidade, dúvida e desconfiança.

Quando se consegue oferecer proteção, os clientes passam a reconhecer o produto como um vencedor.

O desenvolvimento da credibilidade é um processo lento e dificil, mas possível. Sobretudo é um processo vital.

Guarde esta dica

Produtos e serviços tendem a ganhar um novo enfoque quando a empresa concentra-se e trabalha diretamente com fatores intangíveis.

Quer entender melhor como isso funciona na prática?

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Conclusão

Comunicar aos consumidores os benefícios do seu produto ou serviço é fundamental para que estratégias de marketing digital gerem resultados reais em vendas.

É através do planejamento estratégico que a empresa conseguirá selecionar e executar as atividades de marketing corretas que assegurarão o alcance da eficiência do processo de criar, entregar e comunicar sua proposta de valor.

Definindo-se o planejamento do negócio, o mercado deverá ser determinado e segmentado, de forma que os esforços de marketing sejam bem direcionados, com vista ao impacto correto sob os consumidores.

 

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