Presença Digital: tudo sobre posicionar seu negócio na web

Redes sociais vêm e vão. Mudam-se as métricas, cai o alcance, porém o seu site é só seu, e pra sempre. Para uma presença digital forte, é preciso em primeiro lugar dar aos usuários a experiência de navegar em um site responsivo, que adapte-se bem a qualquer dispositivo.

Oferecer Experiência Com Um Site Mobile Friendly

Sabia que as pessoas julgam a credibilidade de uma empresa com base em seu site? E que 70% das pequenas e médias empresas ainda não têm presença na internet? O quanto antes você perceber a importância de ter sua empresa ao alcance de todos, maior posição de destaque alcançará. E não pode parar. O meio digital tem características específicas. Os canais de comunicação têm de estar sempre atualizados. Se o seu site continuar com o mesmo layout por muitos meses, ele deixará de ser competitivo.

Nunca deixe de tratar seu site como prioridade, como ponto central da sua comunicação online. Ao fortalecer seu próprio site você poderá estender a potência das redes sociais para o ambiente no qual terá sempre total controle.

Atrair Audiência com Conteúdo de Qualidade

No Brasil, os principais hábitos pré-compra dos consumidores na internet envolvem:

  1. Buscar inspiração ou ideias
  2. Descobrir marcas relevantes em um segmento
  3. Comparar produtos, preços ou funções
  4. Buscar opiniões, avaliações ou conselhos.

Sem Produção de Conteúdo, nada disso será possível. Dentre outros resultados valiosos, a criação de bons conteúdos regularmente aumenta o tempo de permanência dos visitantes em seu site, gera mais tráfego e eleva sua classificação em SEO.

Promover, Fidelizar e Reter Via E-mail Marketing

Há 15 anos o e-mail era visto apenas como uma maneira de amigos se comunicarem online. Hoje este canal desempenha um papel muito importante na presença digital das empresas, principalmente quando o objetivo é estabelecer uma relação de proximidade com a audiência.

Quando alguém abre seu e-mail, você consegue sua atenção exclusiva, o que não ocorre nas redes sociais, onde precisamos disputar atenção com inúmeros estímulos simultâneos.

Mesmo que rapidamente, este momento deve ser bem aproveitado para entregar conteúdo relevante, enviar campanhas promocionais para novos clientes e, melhor ainda, fidelização e retenção de clientes atuais.

Engajar a Audiência nas Mídias Sociais

Sim, você precisa estar lá e ser ativo. Mas não precisa ter uma página em cada rede social, pelo contrário. É preciso considerar quais plataformas fazem sentido para sua estratégia. Por exemplo, se você tem um restaurante, ficar de fora do Pinterest ou Instagram é uma decisão ruim. Já para alguns tipos de empresas, como uma consultoria, pode não ser o problema.

Tudo se resume ao que você tem a oferecer como negócio, quais os objetivos da estratégia e em quais redes o seu público está.

Posicionar Sua Marca no Meio Digital e Impactar o Resultado Financeiro

Como o seu produto ou serviço ajuda os consumidores a sair do ponto A (quem eles são hoje) e chegar no ponto B (quem eles querem ser amanhã)? O posicionamento da sua marca deve ir além do esperado. Deve ser claro, único e atraente.

No mundo dos negócios, ter uma Presença Digital é fundamental para ter um posicionamento profissional da sua empresa. A soma de todas as suas atividades online no desktop, no mobile, na caixa de e-mail e na timeline dos consumidores é essencial para estabelecer um posicionamento digital forte e relevante na internet.

Alguns fatores geram um impacto significativo na sua marca, no resultado financeiro e no sucesso a longo prazo, como:

  • Tempo do site
  • Visitas ao site
  • Links de referência
  • Curtidas no Facebook
  • Seguidores no Twitter, inscritos no Youtube, views no Youtube…
  • Buscas no Google

Em alguns segmentos do mercado esta relação é mais intensa, em outras mais moderada. Porém, em todos os segmentos a presença digital será um indicativo importante de como está a competitividade do seu negócio no mercado.

O empoderamento gerado pela popularização dos dispositivos móveis estão transformando todas as dinâmicas do mercado. Qualidade não é mais diferencial, é pré-requisito.

Por isso, estar presente no mundo digital é a chave para entender o estado de espírito do novo consumidor, que dorme e acorda conectado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu