Cardápio de Restaurante: 4 dicas para transformá-lo no seu maior aliado

Muito além de mero espaço para descrever seus pratos e bebidas, o cardápio é um local para expressar a identidade do seu restaurante, a chave para uma ótima primeira impressão do cliente. Fora isso, quando estrategicamente pensado, ele estimula os pedidos e a aumenta o ticket médio do local.

Já parou pra pensar o que um bom cardápio pode transmitir para os clientes de um restaurante?

Ainda que seu restaurante tenha os melhores serviços e pratos, sem um cardápio coerente com essa qualidade, seus clientes dificilmente saberão explorar suas opções. Isso significa que a credibilidade do seu estabelecimento poderá estar em risco.

Um menu pouco atraente significa, para a maioria dos clientes, uma comida pouco atraente também. Ou, no mínimo, falta de cuidado e profissionalismo da sua parte. E essa certamente não é a impressão que você deseja passar, certo?

Então, veja neste post 4 dicas para transformar o cardápio do seu restaurante no seu maior aliado!

1  – Olhe o menu do ponto de vista do cliente

Digamos que seu restaurante já tenha uma ótima presença digital, com milhares de seguidores te acompanhando nas redes sociais.

A estratégia é tão boa que fotos incríveis dos seus pratos acabam atraindo novos clientes para o restaurante todos os dias.

Porém, chegando ao local, o futuro cliente se depara com um cardápio que não o ajuda em nada a decidir seu pedido! Além da descrição incompleta (ou muito complicada) dos pratos, o menu simplesmente não possui aquelas fotos maravilhosas que você posta no facebook, no instagram. A consequência, além de uma péssima primeira impressão, é que esse pretenso cliente tomará um bom tempo de um dos seus garçons fazendo uma consultoria para saber o que escolher. Uma verdadeira decepção para o cliente e perda de dinheiro para o restaurante, certo?

Então, para não cair nesse tipo de armadilha, tente projetar o seu cardápio do ponto de vista do cliente. Além de descrições claras, boas fotos são imprescindíveis. Nessa hora, vale investir em um fotógrafo profissional para captar a beleza dos seus melhores pratos.

Lembre-se também de organizar a sequência de pratos estrategicamente, dando lugar de destaque às especialidades da casa e também aos pratos com maior retorno. Ter um design intuitivo, com uma lógica simples que organize o cardápio por entradas, saladas, pratos principais, sobremesas e bebidas também é importantíssimo. Isso facilita a escolha do cliente e faz com que seu tempo de permanência no restaurante seja menor e mais satisfatório, abrindo espaço para uma maior rotatividade.

2  – Utilize o cardápio para otimizar sua estratégia de marketing digital

Cardápios são também ótimos espaços para divulgar programas de fidelização.

É possível, por exemplo, estimular clientes a fornecerem seu endereço de e-mail em troca de cupons promocionais ou descontos na conta do dia. Esse simples investimento te ajudará a construir uma lista de contatos poderosa, que será utilizada na estratégia de marketing digital do seu restaurante! Pense nisso!

Uma forma de estimular o engajamento nas redes sociais utilizando o espaço do menu é oferecendo um mimo para cliente. Pode ser um couvert ou mesmo um menu degustação, em troca de uma recomendação nas redes sociais.

Utilize o cardápio para explicar a promoção! Enquanto esperam pelo pedido, seus clientes podem contar aos amigos nas redes onde decidiram almoçar aquele dia e como estão sendo bem servidos!

3 – Utilize o cardápio como instrumento de cross selling e up selling

Você também pode utilizar o cardápio para promover a venda cruzada (crosselling). Ou mesmo para aumentar o ticket médio dos seus clientes com opções premium ou adicionais em seus pratos (upselling).

Obviamente, você também sugerir um acompanhamento diferente ou uma bebida que harmonize perfeitamente com o prato pedido. Sua equipe de garçons precisa ser orientada sobre as melhores combinações do menu, e claro, saber vender isso de forma natural, sem pressionar os clientes.

Da mesma forma, pense em oferecer no próprio cardápio opções que possam enriquecer ainda mais seus melhores pratos. Um tópico do tipo “Combina com” vai muito bem ao lado de cada prato.

4 – Promova combos a preços mais atrativos

Se o ticket médio do seu restaurante é 30 reais, por exemplo, que tal investir em combos do estilo “entrada + prato principal + sobremesa” por 40 reais?

Além de dar ao cliente a possibilidade de fazer uma refeição completa a um preço fixo atrativo (muitas pessoas pulam entradas e sobremesas) você aumenta o valor médio gasto por cliente!

O que achou dessas dicas? Acha viável começar a implementar no seu restaurante?

Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos procurar.

E lembre-se: o sucesso de um restaurante depende muito da seriedade com a qual seu dono encara o desafio. Bom trabalho!

 

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