Como escolher uma Agência de Marketing Digital para trabalhar seu negócio

Não entender por onde começar ou não ter tempo são dificuldades comuns para quem está vivendo este momento de escolher uma agência de marketing digital.

Pesquisar, pedir indicações, solicitar orçamentos, comparar propostas…

Sei que não é fácil.

Hoje, a empresa que pretende encantar seus clientes e aumentar seu market share (percentual de participação de mercado), deve tratar a presença digital como prioridade. Isso significa que escolher errado quais profissionais desenvolverão seu novo site, criarão sua campanha ou cuidarão de todo seu marketing digital é um sinal de que o projeto pode não sair conforme esperado.

Se você tem esta preocupação, aqui estão algumas percepções que desenvolvi nos últimos 10 anos sobre “quem deve cuidar da coisa toda“.

Leia com tranquilidade e escolha as dicas que melhor se encaixam na sua realidade de negócio.

Terceirização

Apesar de haver um consenso de que é possível o próprio empresário gerir o marketing digital do seu negócio, internalizar é um assunto delicado.

Cuidar de uma área que não é sua especialidade pode tornar a solução em problema. Um bom planejamento de conteúdo, por exemplo, requer tempo e deve ser seguido à risca para trazer resultados positivos.

Caso não tenha segurança para gerenciar tantas especialidades, a terceirização é a melhor opção. Ter uma agência de marketing digital focada e interessada pela saúde do seu negócio pode ser um dos pontos decisivos para o crescimento.

Relação Custo-Benefício

É comum agências novas e profissionais autônomos de marketing usarem a estratégia de cobrar menos para concorrer com agências consolidadas. Mas, por causa da relação custo-benefício, essa não é a melhor opção na maioria das vezes.

A procura pela agência de marketing digital ideal requer pesquisa e análise do mercado. Escolher uma agência porque o investimento é baixo nem sempre é uma vantagem. Elas podem demorar a entregar os frutos do seu investimento. Já agências que apresentam uma proposta de trabalho consistente e que demande um investimento realista podem agregar valor ao seu negócio e dar a você resultados reais em vendas.

Localização da Agência

Não se prenda a apenas agências locais por conveniência. A distância deixa de ser um problema se há clareza na comunicação com a agência. Reuniões por videoconferência e plataformas de compartilhamento de arquivos tornam a procura mais fácil.

Mas se você acha importante uma reunião presencial e a localização é um dos pontos cruciais para o marketing digital do seu negócio, não há problema nas agências locais. Você deve procurar uma agência que se encaixe exatamente com o perfil do negócio.

Entender como funcionará a comunicação entre a agência e você é uma das questões-chave que deve ser conversada antes de fechar contrato.

Tipo de Agência de Marketing Digital

Como falamos, há tantas agências no mercado que o ideal é escolher aquela que melhor compreender suas necessidades. Ela deve conhecer tanto seu negócio quanto a área de atuação, e assim conseguirá trazer soluções de peso para você.

Fatores como se ela nasceu online ou se adaptou ou se é especialista em grandes empresas ou PME’s também podem ser analisadas. Até mesmo pense se uma consultoria não seria melhor para seu negócio, ao invés de uma agência.

Se por um lado, agências podem ter grande abrangência de serviços e conhecimentos, há aquelas focadas em um determinado nicho. Estudar como será a relação com a agência é prever que resultados vocês poderão alcançar juntos.

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