Como usar o Pinterest para promover seu restaurante – 10 dicas para fazer sozinho

Nos últimos anos, o Pinterest já conquistou milhões de usuários e é uma das principais fontes de tráfego de referência na web, capturando a atenção de empresários em quase todos os setores.

Como uma das principais tendências em social media, o Pinterest permite aos usuários criarem murais inspiradores com fotos e vídeos, especialmente de comidas e bebidas, tattoo, moda e decoração. Os usuários podem optar por:

1) fazer upload de seus próprios conteúdos; ou

2) “fixar” fotos e vídeos de outros sites e compartilhá-los com milhões de outros usuários (na linguagem da rede chamamos de “pinar”).

Então, alimentando nossa paixão pelo assunto marketing para restaurantes, decidimos criar este post para mostrar na prática como usar o Pinterest para promover seu restaurante e beneficiar seus negócios. Confira.

1. Apresente seu Cardápio

Como usar o Pinterest para promover seu Restaurante

Mostre fotos de sua comida, decoração e equipe para dar aos potenciais novos clientes uma ideia do que esperar quando for ao local.

2. Compartilhe algumas receitas

Pins de Receitas conquistam uma taxa de cliques 40% maior do que outros tipos de pins, levando mais tráfego para seu site. Em 2013, um dos pins mais compartilhados foi da receita de uma Lasanha de Frango com Alecrim – o que confirma o potencial desta dica para seu negócio.

Vale a pena experimentar, afinal não podemos deixar de ouvir quando o público expressa seus hábitos e desejos, especialmente quando se trata de milhões de pessoas.

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3. Divulgue os Preços

Adicionando preços nos pins você conquistará um espaço em destaque no Pinterest. A própria ferramenta, ao identificar a inclusão de preço em algum pin, automaticamente inclui uma tarja na imagem com o seu valor e a classifica como “Gift” (Leia mais: http://pinterest.com/gifts/). É um ótimo recurso para promover combos, ofertas especiais e promoções do seu cardápio.

4. Conecte-se com a sua Cidade

O seu negócio é Local, certo? Então mostre seu envolvimento com a comunidade da sua região pinando fotos de seus locais favoritos e divulgando eventos que você pretende participar ou já participou.

5. Mostre a Personalidade da sua Marca

Poste pins de imagens de outros sites que estão relacionadas com a sua marca e com o estilo de vida de seus clientes. E mostre-se interessante.

Se você ainda tem dúvidas da capacidade do seu negócio despertar interesse no público – especialmente no feminino -, sua falta de entusiasmo vai refletir no seu trabalho e as pessoas perderão a vontade de ouvir o que você tem a dizer.

O Pinterest faz um grande sucesso entre mulheres. Os fatos não mentem: 80% dos usuários da rede social são do sexo feminino. Leia mais: Vip Abril

6. Diversifique as postagens com vídeos

O Pinterest suporta vídeos, então pegue a sua câmera do celular e seja criativo, produzindo depoimentos dos clientes ou da equipe, filmando chefs preparando os pratos e os eventos promovidos.

7. Conecte-se com a Rede

Seja um membro ativo da rede social, sempre comentando e curtindo pins de outros usuários.

8. Utilize os recursos da ferramenta

Adicione botões de Follow e Pin It em seu site para permitir que os visitantes conectem-se facilmente ao seu perfil na rede e compartilhem seu conteúdo online. Conecte seu Pinterest com Facebook e Twitter para permitir um compartilhamento rápido do conteúdo através das suas redes sociais.

9. Pense em como será encontrado

Usar palavras-chave específicas e relacionadas com o seu negócio nos nomes das imagens, nas descrições dos pins e no nome dos murais ajuda os usuários a encontrar o seu conteúdo.

10. Planeje as suas postagens

Sempre digo aos nossos clientes quando começam a trabalhar social media sozinhos: planeje, não espere que durante a correria do dia-a-dia você conseguirá produzir manter a qualidade e relevância do conteúdo.

Pense em quais fotos deseja produzir, em quais mensagens quer espalhar, faça pesquisas e estude as melhores práticas.

Recentemente saiu duas pesquisas sobre os horários de melhor visibilidade. Uma sugeria entre 14h-16h e entre 20h-00h, a outra entre 15h-18h e às 20h. Mas experimente e analise os efeitos. Em Social Media não existem verdades absolutas, cada negócio tem as suas características. Se a mesma receita de bolo funcionasse para toda empresa, não seria tão trabalhoso conquistar resultados efetivos.

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Por fim, não se esqueça: o Pinterest é uma plataforma altamente visual!

Todas as imagens compartilhadas devem ter qualidade – mas especialmente as imagens de sua comida. E mais, atmosfera é tudo na experiência de uma refeição, por isso pense onde a comida estará apoiada, qual o fundo e os objetos de composição da foto. Elas precisam parecer apetitosas e interessantes para que as pessoas queiram experimentá-las.

E depois de tudo isso, não esqueça de colocar os links de volta para o seu site ou cardápio online, eles são o principal meio de trazer tráfego até você. Agora foco no trabalho, amor e entusiasmo, com esses ingredientes você terá sucesso.

Este post tem 2 comentários

  1. Muito bom..! Entendi tudo que li, muito bem explicado e bem resumido.

  2. Sou fã do Pinterest! Dá pra passar horas nessa rede incrível!

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